quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Exposição Post it City - Cidades Ocasionais



Exposição Post it City - Cidades Ocasionais, projeto do curador espanhol Martí Peran
São Paulo, de 26 de setembro a 29 de novembro de 2009


Centro Cultural São Paulo apresenta, a exposição Post it City - Cidades Ocasionais, projeto dirigido pelo curador espanhol Martí Peran que mapeou formas de utilização ou ocupação temporária de espaços urbanos em diferentes cidades do mundo. Por meio de vídeos, reproduções fotográficas, textos, mapas e plantas, são revelados os conflitos que permeiam as relações entre o público e o privado. Conflitos que muitas vezes geram ações e ocupações inusitadas.

Post it City - Cidades Ocasionais é um projeto organizado e produzido pela Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior da Espanha (Seacex), Ministério dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação Espanhol (Direção de Relações Culturais e Cientistas), Agência Espanhola para a Cooperação Internaciona (Aecid), Centro de Cultura Contemporânea Barcelona (CCCB) e Centro Cultural São Paulo, com colaboração da Embaixada da Espanha no Brasil e do Centro Cultural da Espanha em São Paulo.

Para a realização do projeto Martí Peran conta com uma equipe de curadoria formada por Giovanni La Varra, Filippo Poli e Frederico Zanfi, além de uma equipe de itinerância formada por Pablo Brugnoli (Chile), Pedro M. R. Sales (Brasil) e Tu Parte Salada (Argentina).

Post it City - Cidades Ocasionais

O projeto nasceu em 2005 e é fruto de uma pesquisa de colaboração entre o Centre d´Art Santa Monica de Barcelona e o CCCB. A exposição, primeiramente apresentada em Barcelona e depois, de forma itinerante, em Santiago, passa agora por São Paulo e segue para Buenos Aires.

A mostra reúne imagens do projeto Post-it City, que pesquisa os diferentes usos temporários do território urbano, da perspectiva da arquitetura ao urbanismo e às artes visuais. O projeto apresenta 70 casos de estudo, mapeados a partir do conceito de Post it City, que designa diferentes ocupações temporárias do espaço público, seja de caráter comercial, lúdico, sexual, ou de qualquer outra índole, tendo sempre a característica comum de não deixar rastro e de autogerir as suas aparições e desaparições.

Os fenômenos Post it city destacam a realidade do território urbano como um local onde legitimamente se sobrepõem diferentes usos e situações por oposição a crescentes pressões para homogeneizar o espaço público. Essas ocupações temporárias recuperam o valor de uso, revelam diferentes necessidades e carências de determinadas comunidades e, inclusive, potencializam a criatividade e o imaginário subjetivo. A partir da realidade Post-it City, a cidade reaparece como território atravessado por múltiplas dinâmicas e processos, mas também por inúmeras pautas de dimensão política genuína, graças à sua legítima ação intrusa, parasitária e de reciclagem como estratégias de sobrevivência e de imaginação.

O conjunto de materiais que compõem esta edição do projeto Post it City - Cidades Ocasionais provém de diversas fontes, assim como de diferentes métodos de trabalho. É apresentado como um arquivo sobre diferentes casos de estudo, cuja maior parte foi produzida propositadamente para o projeto.

Participaram do projeto 20 cidades diferentes. Os interlocutores em cada uma delas têm o seu próprio perfil (grupos organizados, universitários, centros de arte, investigadores individuais, etc.). O projeto contém investigações sobre contextos muito díspares, de assimilação impossível partir das características específicas de cada cidade do ponto de vista social, econômico e político. O projeto não pretende promover uma leitura homogênea dos mecanismos de apropriação do espaço público à escala planetária, mas sugerir aproximação a determinadas situações.

A pesquisa realizada para a cidade de São Paulo foi coordenada pela Escola da Cidade/Núcleo de Pesquisa e partiu da ideia dos agenciamentos urbanos: improvisações temporárias que produzem uma releitura do espaço público: território, códigos e dispositivos. A mostra em São Paulo contará com uma instalação da artista Louise Ganz, elaborada especificamente para a exposição.

Martí Peran (Espanha) - Professor de Teoria da Arte na Universidade de Barcelona. Tem colaborado com vários livros, catálogos, imprensa e revistas especializadas em arte contemporânea. É diretor do programa "Roundabout. Encounter Program" de intercâmbio internacional entre Barcelona e outras cidades (Bangkok Jerusalén, Reikiavik, Santiago de Chile). Como curador, entre seus últimos projetos vale destacar "Arquitecturas para el acontecimiento" (EACC, Castellón, 2002); "Stand by.Listos para actuar" (Laboratorio Alameda, Mexico D.F.,2003); "Corner" (Cajamadrid. Barcelona 2004-2005); "Mira como se mueven.4 ideas sobre movilidad" (Fundación Telefónica,Madrid,2005), "Glaskultur. ¿Qué pasó con la transparencia?" (Koldo Mitxelena. San Sebastián,2006) e o projeto "Ciudades Ocasionales. Post-it city y otras formas de temporalidad" (CCCB, Barcelona, 2008).

Pedro M. R. Sales - Curador da parte nacional da mostra, é arquiteto e urbanista, graduado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor associado da Associação Escola da Cidade, tem trabalhos na área de consultoria técnica, de projetos arquitetônicos e urbanos e de pesquisa sobre a cidade o território contemporâneos.

Louise Ganz (Brasil) - Artista, arquiteta e professora. Mestre em Artes Visuais, EBA-UFMG; doutoranda em Artes Visuais, EBA-UFMG. Trabalha com arte, paisagem e vídeo. Desenvolve projetos coletivos de intervenção urbana, em áreas residuais, lotes vagos e edificações. Criou o projeto Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Urbana Experimental e Hotel Bragança. Recebeu diversos prêmios, no Brasil e no exterior, como: E2: Exploring the Urban Condition, França/2003, DOC TV3/ 2006, Programa Petrobrás Cultural 2005/2006 (vídeo Banquetes), Trajetórias - FUNDAJ Recife/2007; Conexão Artes Visuais - Funarte/ Minc/ Petrobrás/ 2007.

A mostra no CCSP contará com uma instalação da artista Louise Ganz, elaborada especificamente para a exposição, além de atividades parelelas, como seminário e oficinas.

Atividades Paralelas

No Centro Cultural São Paulo, a exposição será acompanhada de um seminário que pretende fomentar a discussão sobre o espaço público entrecruzando conteúdos expostos na mostra com eixos de atuação do CCE_SP. A idéia é promover uma discussão sobre as várias facetas do espaço urbano e público em suas dimensões físicas e imaginárias.

Será realizado ainda um projeto de mediação para os visitantes, cujo objetivo é reforçar uma leitura artística, arquitetônica e sociológica da mostra. O projeto oferece ainda atividades da programação do Centro Cultural São Paulo em alguns dos estudos de caso (a possibilidade de visitar in-loco algumas das experiências selecionadas para a mostra). Por outro lado, os protagonistas dos casos poderão ver, em formato expositivo, o resultado das pesquisas em suas comunidades.

Também serão realizadas oficinas de desenho com modelo vivo e com atividades que proporcionam interação entre crianças e adultos, em Heliópolis, e uma oficina de dança de salão, no Glicério.

Data e horário

Abertura: Sábado, 26 de setembro, às 15h
Período: 26 de setembro a 29 de novembro de 2009
Terças a sextas, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca

Local
Centro Cultural São Paulo - Piso Flávio de Carvalho
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
São Paulo SP Brasil

Maiores informações
Fone 11 3397-4002

Website: www.centrocultural.sp.gov.br

Nenhum comentário: