segunda-feira, 14 de março de 2011

arqDEBATES: Filme QUARTETO SIMBÓLICO





arqDEBATES realiza exibição de estréia do filme sobre obra do arquiteto Delfim Amorim e sua relação com o Recife contemporâneo

            Como se herda a obra construída de um autor no contexto de uma urbe? Essa pergunta é a base do filme Quarteto Simbólico, que explora a grande obra modernista do arquiteto Delfim Amorim no Recife, português que soube adaptar com maestria os ideais do modernismo ao clima e especificidades locais – produzindo um patrimônio que até hoje se destaca na paisagem urbana da cidade pelo primor e pela beleza.
            Seu nome e sua obra, entretanto, permanecem desconhecidas da população em geral e até de formadores de opinião, como jornalistas e cineastas, apesar do prestígio de certas obras, como o Edifício Acaiaca e Santa Rita.
            São esses fatos explorados pelo filme Quarteto Simbólico, que estréia dia 16/03 no Centro de Artes e Comunicação – na instituição, inclusive, onde Delfim ensinou até sua morte, em 1972. Após a exibição, haverá um debate mediado pelo arquiteto Luiz Amorim (UFPE).

Sinopse
Em 1910, Le Corbusier escrevia na Alemanha seu célebre ensaio sobre os olhos que não vêem as novas formas da arquitetura moderna. Cem anos depois, no Recife, a imensa obra modernista de um arquiteto permanece irreconhecida. O que para Le Corbusier era uma necessidade e uma projeção, agora é um debate sobre o patrimônio, a preservação, a herança.

Quarteto Simbólico
Direção: Josias Teófilo  
PE, 2011, 14’, cor e peb, digital

Trailer do filme


Josias Teófilo
Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, há alguns anos vem pesquisando sobre a obra do avô, o cineasta e inventor Pedro Teófilo Batista, projeto que já despertou o interessa da mídia regional e nacional, e tem atuado com produção de música erudita e cinema. Atualmente se dedica a seus projetos de documentário cujo principal tema é a arquitetura como forma artística.


Luiz Manuel do Eirado Amorim  
Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1982, tendo concluído o PhD em Advanced Architectural Studies na Bartlett School of Graduate Studies - University College London, em 1999. É Professor Associado II da UFPE, atuando no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), onde coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2), o Grupo de Pesquisa de Morfologia da Arquitetura e do Urbanismo e ocupa, atualmente, o cargo de Vice-Coordenador.É autor do livro Obituário Arquitetônico: Pernambuco modernista, co-autor de Delfim Amorim-arquiteto, e co-organizador de A casa nossa de cada dia e Cidades: urbanismo, patrimônio e sociedade.


arqDEBATES exibe Quarteto Simbólico
Dia 16/03 - 19h
Mini auditório 1 - CAC - UFPE
Acesso Livre

Debate pós sessão:
Josias Teófilo (Diretor do Filme)
Luiz Amorim (UFPE)

Nenhum comentário: