domingo, 11 de outubro de 2009

Prêmio IAB-PE 2009

Arquitetos ganham incentivo para criar
Publicado no JC em 11.10.2009

Serão premiados projetos e obras realizados em Pernambuco nos últimos dez anos. Inscrições para profissionais e estudantes podem ser feitas até 6 de novembro. Informações pelo www.iabpe.org.br

Os melhores projetos e obras de arquitetura realizados em Pernambuco nos últimos dez anos serão premiados pela representação local do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE). Depois de intervalo de 40 anos – a última edição do concurso é de 1969 – profissionais e estudantes podem inscrever os trabalhos até 6 de novembro próximo, de acordo com as regras definidas no edital (www.iabpe.org.br). A data para divulgação do resultado é 3 de dezembro.Serão julgados trabalhos de arquitetura, interiores, urbanismo e paisagismo nas categorias projeto e obra construída. Também haverá quatro prêmios especiais: Delfim Amorim para Projeto, Luís Nunes para Obra Construída, Janete Costa para Interiores e Roberto Burle Marx para Paisagismo. Os estudantes deverão concorrer com uma proposta de residência para o arquiteto Acácio Gil Borsói. Eles podem projetar o imóvel em qualquer local.
O prêmio também funcionará como chamariz para o 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos, que ocorrerá no Centro de Convenções de Pernambuco, no período de 31 de maio a 4 de junho de 2010. “O encontro é organizado a cada três anos e não acontecia no Recife há 52 anos”, diz a presidente do IAB-PE, Vitória Régia Andrade.
De acordo com ela, os últimos anos foram dedicados à arrumação da casa, o que permitiu a retomada do prêmio e do congresso. “Isso faz parte da política de fortalecimento do IAB-PE”, destaca Vitória. O lançamento oficial do congresso, inclusive do site com as informações necessárias aos interessados, está programado para o dia 1º de novembro, na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo.
São esperados 50 palestrantes nacionais e oito convidados internacionais no encontro, que tem como patrono Acácio Gil Borsói. Daí a escolha do arquiteto como tema da proposta a ser elaborada pelos estudantes para o Prêmio IAB-PE. “Vamos expor os trabalhos premiados no congresso”, diz Vitória Régia Andrade. Os ganhadores recebem um diploma de reconhecimento.
Ela observa que os vencedores da última edição são ícones da arquitetura em Pernambuco, como Delfim Amorim (conquistou a categoria Habitação Coletiva com o Edifício Rio Branco na Boa Vista, Centro), Heitor Maia Neto, Acácio Gil Borsói e Janete Costa.
Secretário do instituto em 1969 e presidente da entidade no ano seguinte, Geraldo Santana considera “importantíssimo” o retorno da premiação. Ele sugere, contudo, que o corpo de jurados do IAB-PE, faça uma atividade permanente de identificação de obras que mereçam destaque, mesmo que o autor não se inscreva no concurso ou tenha falecido. “O jurado fotografa a obra e faz a avaliação”, diz ele.


------

Nenhum comentário: