domingo, 11 de outubro de 2009

Saco é um saco

compras conscientes

Dia 15 de outubro, quinta-feira, todo mundo sem sacola plástica

POSTADO ÀS 07:02 EM 10 DE Outubro DE 2009

Dentro da campanha Saco é um saco, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança o Dia do Consumidor Consciente - 15 de outubro - e propõe um desafio: um dia sem sacola plástica.

A exemplo do que aconteceu no Dia Sem Carro, a ideia da ação é despertar a consciência ambiental nos consumidores e incentivá-los a recusar as sacolas plásticas em suas compras nesta data, adotando uma sacola retornável ou outra alternativa.


Em 2008, a Consumers International (CI) promoveu uma mobilização mundial nesta mesma data para marcar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento Global Consumer Action Day contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países, contribuindo para o Processo de Marrakech, do qual o Brasil faz parte desde 2007 representado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O desafio do Dia Sem Sacola Plástica foi aceito pela rede de supermercados Carrefour -a mais nova parceria da campanha Saco é um saco - começando pelo Rio de Janeiro, onde lojas estarão preparadas para estimular as donas de casa e demais clientes a recusar sacolas plásticas na boca do caixa.

A comemoração ainda será marcada pelo lançamento da estratégia de internet da campanha Saco é um Saco, com a apresentação do hotsite e das ações articuladas nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. O objetivo é reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha entre formadores de opinião e internautas em geral.

No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora. Com uma conta rápida chegamos aos 36 milhões em 24 horas. Imagine quantos recursos naturais podem ser poupados em um único diade consumo consciente. Na foto de Isabella Valle/JC Imagem, 25/08/2008, sacolas retornáveis à venda no Mercado de São José, Centro do Recife.(Fonte: assessoria de imprensa do MMA)

Nenhum comentário: