sábado, 10 de outubro de 2009

Vauban - bairro sem carros

O bairro que começou a ser construído na década de 90 mas passou a ser habitado a partir do ano 2000, situa-se na cidade de Freiburg, Alemanha. Com cerca de 5000 habitantes, todas as casas foram construídas com técnicas especiais para ter um baixo consumo de energia: reduzem o custo energético devido a uma boa isolação térmica, boas janelas, sistema de ventilação, aquecimento dos apartamentos centralizado no prédio, reciclagem de dejetos transformada em energia com um reator de biogás, aquecimento solar e tratamento de água.

Mas onde estão os carros? Os estacionamentos, as calçadas e as garagens não possuem nenhum carro nesse bairro, eles são estritamente proibidos dentro dos limites do bairro. Mesmo assim você quer comprar um carro? Para estacioná-lo você deve pagar €20.000 para comprar uma vaga de estacionamento fora dos limites do bairro.

70% das famílias de Vauban não possuem carro, e 57% venderam seus veículos para se mudarem para este bairro. Os residentes se movimentam basicamente a pé e de bicicleta e para chegarem a locais mais distantes eles usam bondes elétricos que atravessam o bairro.

Fotos:











































Fonte: Wikipédia, Vauban-Freiburg pictures

Nenhum comentário: